terça-feira, 6 de março de 2012

Primeiro Ciclo de Quimio


Olá amigos!
Pra quem não nos conhece, aí estão minhas pérolas e meu maridão!
Bom, estive ausente pq realmente a quimio é um tratamento CHATO!!!!
Voltando no tempo....
Dia 26, domingo, chegamos em Curitiba, nos instalamos, arrumei umas coisas e acabei capotando.
Dia 27 minha última consulta antes do primeiro ciclo...zilhões de perguntas, mas respostas ñão tanto 'certeiras', pq afinal cada organismos responde e reage de uma maneira diferente aos medicamentos.
Serão usadas no meu caso 2 tipos de drogas: a carboplatina e o taxol.
A carboplatina é q que faz o cabelo cair, mas os dois têm seus principais efeitos colaterais a náusea, vômito, constipação e o cansaço. Na verdade têm milhares de efeitos colaterais, mas os mais frequentes são esses.
Junto quem essas drogas, recebo alguns outros remédios...todos tentnado diminuir esses efeitos, e no meio deles corticóides.
Somente 1 restrição alimentar...advinhem???
Peixe cru!!!
Quase chorei na hora, pq eu AMO comida japonesa!!!
Na verdade ela me pediu para evitar carnes cruas ou mal passadas em geral, por maior risco de intoxicação.
Saímos super tarde da consulta e acabamos indo a uma churrascaria matar a fome, e mesmo pq depois da aplicação é legal evitar comer fora de casa. Todo o cuidado é pouco!!!
Dormi bem, mas acordei uma pilha!
Tinha que ir tirar sangue, não achava o laboratório, depois não achava a clínica, entrei no prédio errado...um sarro!!!!
Enfim cheguei na clínica!
Paro no 3 andar, assino o guia do plano e subo pro 9 andar.
Lá já está a minha espera o Enfermeiro Zezo, com seus 22 anos de ONCOPAR.
A sala de aplicação, é uam sala cheia de cadeiras do vovô, com descanso para pés, almofadas pra nos acomodarmos, tv, revistas...Beto tirou uma foto, depois tento postar.
Cheguei animada mas apreensiva, claro!
Até chegar a primeira droga em si, gotejaram 2 bolsas de soro para me hidratar, um antiemético, daí veio o taxol, o corticóide e por último a carboplatina.
Nas 2 priemiras gotas do taxol eu já tive reação!
Comecei a sentir um cheiro de acetona, mas aachei que era coisa da minha cabeça, sei lá. até pq, naquela hora o Zezo tava fazendo o acesso em uma senhora, daí pensei, é o álccol diferente que ele passou, sei lá, mas não falei nada....
Em segundos o Zezo tava ao meu lado diminuindo o gotejamento do remédio...comecei a ficar sem ar de leve, fiquei vermelha e o cheiro não passava! Aí comentei com ele do cheiro, ele me disse: eu sei! rs Vc estava tendo uma reação, mas já está tudo certo!
O taxol geralmente dá esse tipo de reação, por isso logo em seguida dele vem um corticóide.
Por eu ter tido essa reação ao invés de 2 horas de aplicação fiquei lá 4 horas! A aplicação em si é 'ardida', como uma injeção daquelas bem ardidas, mas dá pra suportar, pelo menos 4 horas deu. rsrs
E tb conheci uma senhora e um rapaz, da minha idade e sua esposa. Histórias e mais histórias!!!
Cheguei em casa com muita fome! Me sentia 'normal'. Dormi um pouco a tarde e depois fiquei tranquila em casa, o medo de sair e passar mal era grande!
Nos outros 4 dias pós aplicação passei muito mal!
Enjôo de 10 grávidas juntas, dor de cabeça eterna, um camarão de vermelha, sentindo muito mais o cheiro das coisas, com o paladar totalmente alterado...
Foram dias de 'sobrevivência' mesmo...nada eu conseguia comer, pouco beber alguma coisa...
O doce fica muito mais doce, o salgado fica pouco salgado, o azedo não existe! Uma doidera!!!
Limão é meu melhor amigo! rsrs
Do terceiro pro quarto dia acho que foi o pior!
Como fiquei sem ir ao banheiro 3 dias minha barriga estava explodindo, me contorcia em cólicas com se eu tivesse tomado 8 lacto purgas, mas não conseguia evacuar!
Qdo a cólica vinha, junto com ela, a ânsia de vômito, imaginem que beleza! kkkk
Agora eu dou risada, mas no dia só chorava!!!
Passei uma noite e um dia todo assim...
Domingo me senti VIVA novamente, claro sempre com aquela sensação de ressaca eterna...dor de cabeça, enjoadinha, corpo pesado, boca com gosto estranho, mas VIVA!
Fomos na casa da mãe do Gui (padrinho da Mariah aonde estamos hospedados), a Cris, fazer um churrasco. Passei o dia bem e até consegui comer um pouco.
Ontem e hoje melhor!
Não tenho saído muito de casa pq canso bastante e tenho medo de passar mal no meio da rua, então tenho ficado em casa.
Não tenho ficado muito no note pq fico tonta, mas qdo dá apareço!
Hoje tenho consulta no final da tarde e vou implorar pra poder ir ver minhas filhas, a saudade tá demais e elas estão sentindo muito tb!
Agora que começa a fase mais 'delicada' da aplicação, onde minhas células são destruídas e minha imunidade vai lá pro ZERO, então qualquer vento atravessado pode me levar a ter uma pneumonia.
Tenho que estar bem pra conseguir fazer a próxima aplicação no tempo certo e não atrasar o tratamento.

Obrigada pelo carinho de sempre!
A próxima foto já vai ser careca, acho que vou rapar hoje, já tá caindo bastante!
Giuli beijo pra vcs!
E nunca esqueçam: AGRADEÇAM PELA SUA SAÚDE TODOS OS DIAS!!!!



8 comentários:

  1. Giuli querida, impossivel nao se emocionar com o teu testemunho...
    é uma batalha contra a doença, mas vc vai sair vitoriosa.
    Cada dia é um novo dia, e a cada dia, tenha certeza que é uma etapa vencida!
    Um super beijo pra vc
    se cuiida, fica com Deus!

    beijaooo chris maschio

    ResponderExcluir
  2. Olá Giuli estou acompanhando seu Blog e orando muito por vc ..Tive Cancer de colo do utero e hoje estou aqui curada ..Vi que seu tratamento está sendo feita na Oncopar meu médico atende lá .Hoje até estava indo la levar os meus exames .Faz 1 ano que fiz a cirurgia .Fica com Deus precisando de algo estou aqui p te ajudar.

    Linda as suas princesas o meu principe tem 1 ano e 5 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, obrigada pelo carinho! Vc só fez a cirurgia, ou fez quimio tb? Bjs

      Excluir
  3. Oi Giuli eu fiz só a cirurgia aliás 2 cirurgias uma eu estava grávida. muito dolorida 5 horas de cirurgia ,mas o que temos que passar ninguém passa pela gente .E hoje vejo que está doença só fez com que eu me tornasse uma pessoa melhor ...A gente sofre tem medo ,na maioria das x pensamos sempre o pior ,mas sempre temos que lembrar que Deus é maior que tudo ele é milagroso e eu busquei forças nele.
    Eu quando descobri que estava com essa doença não gostava de falar com ninguém nem com o meu marido ,fico feliz em ver como você consegue falar .Estou aqui orando por vc ontem fui durmir e pedi para o papai te curar .Bjos.

    ResponderExcluir
  4. É Lindo quando enfrentamos a luta de frente e optamos em seguir contando o nos que acontece isso ajuda muitas pessoas, bjo.

    ResponderExcluir
  5. Giuli,
    Deus nos dá forças, e falar é a melhor coisa. Tive câncer de mama, hoje estou bem, sua força de vontade é contagiante. Tens uma familia linda, e neste momento a família é fundamental, é o porto seguro, oque nos dá força para continuar o tratamento. Não te conheco mas já te admiro.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Giuli.

    Sabe que já passei por uma cirurgia para retirada de tumor.

    Cético que sou, pouco creio no sobrenatural. Entretanto, creio na força pessoal de cada um. Uns caem ao primeiro solavanco. Outros reagem e têm chances de levantar e sucumbir o mal que lhes aflige.
    Você, pelo que notei, é daquelas que enfrentam a vida "como ela é". Nessa nossa passagem, encontramos mais pedras a nos atrapalhar do que a dita plena felicidade.
    E as coisas são assim porque são assim.
    Sorte a sua (nossa) que há solução para a "pedreira" que lhe atingiu. Isso é a felicidade. E a sorte vem sempre que enfrentamos as situações adversas de frente e com firmeza dum vencedor. Sem luta, sucumbimos aos problemas, o que chamamos de azar.
    Legal as suas publicações no Blog. Já tinha lido algumas e agora vi que continua firme e hígida.

    beijos.

    Fábio Facchin

    ResponderExcluir
  7. que DEUS tenha piedade de voce>

    ResponderExcluir